Sobre um fundo azul claro degradê, no centro na parte superior, está escrito: sétimo encontro de licenciaturas e educação básica. Ao centro está escrito: Programas e projetos da Educação Básica e Superior no Brasil. Abaixo está escrito a data: 14 e 15 de outubro de 2025.

Mesa-redonda Desafios e conquistas educacionais: em foco a EPT e a EaD

Debatedoras:

 

Janice Pereira Lopes

Possui graduação em Matemática Licenciatura Plena; Mestrado e Doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora Associada do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal de Goiás (IME/UFG); Coordenadora Pedagógica e de Gestão Moodle do Centro Integrado de Aprendizagem em Rede (CIAR) da UFG. Coordenadora de Educação a Distância, junto à Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da UFG.

 

Rosenilde Nogueira Paniago

Pós-Doutora e Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Minho, Braga, Portugal (UMinho) com revalidação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestra em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Especialista em Formação de Orientadores Acadêmicos para EaD e em Metodologia do Ensino de Matemática. Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia. Graduada em Licenciatura Plena em Matemática. Bacharela em Direito. Advogada pro bono área cível. Atualmente é Professora Efetiva do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Rio Verde (IF Goiano) e Professora Colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática (PPGECM) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus Jataí (IFG). É Coordenadora Institucional do Residência Pedagógica e atuou na Coordenação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

Sinopse: Entre o acesso e a permanência: desafios e possibilidades na formação de professores na EPT

A fala abordará os desafios e possibilidades da formação de professores na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), destacando a tensão entre acesso e permanência. Discute a falta de encantamento dos jovens pela docência, problematiza a EaD e apresenta experiências do IF Goiano, como PIBID e Circuito Beija-Flor, que fortalecem saberes, identidades docentes e favorecem a permanência.

Categorias: Notícias Noticias