Sobre um fundo azul claro degradê, no centro na parte superior, está escrito: sétimo encontro de licenciaturas e educação básica. Ao centro está escrito: Programas e projetos da Educação Básica e Superior no Brasil. Abaixo está escrito a data: 14 e 15 de outubro de 2025.

Ateliê As muitas músicas da música: para abrir os ouvidos na escola

Professora:

 

Tamya de Oliveira Ramos Moreira

Docente da Universidade Federal de Goiás (UFG), no Departamento de Educação Infantil (DEI) do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE). Realizou pesquisa de pós-doutorado no Instituto de Artes da Unesp e estágio de pós-doutorado em Ciências da Educação na Universidade Paris Nanterre (2022/2023). Doutora em Artes - Música (2019) pela Universidade de São Paulo (USP) na linha de pesquisa Música e Educação: processos de criação, ensino e aprendizagem, mesma instituição em que obteve o título de Mestra (2014). Graduada em Licenciatura em Artes - Música (2011) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Foi professora substituta do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) entre 2019 e 2021, atuando também em projetos de extensão na instituição.

As muitas músicas da música: para abrir os ouvidos na escola

Partindo da presença incontestável da música na escola, vamos refletir sobre quais sonoridades e concepções são ali consideradas ou ficam à margem, bem como sobre quais as funções atribuídas à música no ambiente escolar. Com exercícios de prática e de escuta, nos aproximaremos de músicas do mundo, daquelas inventadas pelas próprias crianças e adolescentes, e de jogos de improvisação. Tal repertório musical e didático poderá ser compreendido sob novas perspectivas e terá seu lugar nos espaços educativos reconsiderados. Esse ateliê dialoga com as obras de autoras/es que nos ajudam a abrir os ouvidos, como Teca Alencar de Brito, H.-J. Koellreutter, John Blacking, Murray Schafer, entre outras/os.

Categories: Notícias Noticias